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Site institucional: o que é e por que ter um?

Você já possui um site institucional? Muitas pessoas acreditam que não precisam mais criar um site, visto que as redes sociais abrigam muitos usuários. Dessa forma, eles pensam que é mais saudável concentrar todas as forças lá.

Porém, isso está longe de ser verdadeiro. Os sites institucionais ainda são muito importantes para as empresas.

Além de manter um canal de contato duradouro com todos os tipos de clientes (inclusive com aqueles que não possuem redes sociais), é uma poderosa ferramenta para aumentar o número de clientes.

 

O que um site institucional deve ter?

Um site institucional deve ser informativo, portanto sua linguagem deve ser clara e objetiva. Enquanto algumas pessoas precisam da informação de imediato, outras também estão interessadas em conhecer os seus produtos/serviços e história mais profundamente.

Um site institucional deve ser construído com base em uma estratégia de marketing digital voltada para o cliente, isto é, oferecer o que o seu cliente procura, mas ao mesmo tempo incentivar que ele adquira o que você oferece.

Com isso em mente, infere-se que não há uma fórmula perfeita e universal para todos os sites. No entanto, algumas características estruturais são comuns aos diferentes sites institucionais. Pode-se dividi-las em três categorias: obrigatório, desejável e opcional.

Obrigatório
Consiste nos elementos básicos que o seu site institucional deve ter.

Home – É a página principal do site, mas não será aquela que receberá o foco de seu cliente. Apesar disso, ela deve ser criada levando visando facilitar a vida do usuário, para que ele encontre a informação desejada sem dificuldade.

Produto ou Serviço – Deve conter informações sobre o que você está comercializando, seja um produto ou um serviço. Não se esqueça de usar imagens de qualidade para ilustrar, além de inserir uma breve – porém explicativa – descrição.

Contato – É fundamental que essa página esteja visível e seja funcional. Disponibilize as formas de contato de sua preferência, como telefone e e-mail. Para demais contatos entre você e o cliente, disponibilize um formulário simples, com as validações necessárias, assim o cliente poderá receber as informações.

Desejável
São páginas complementares às informações básicas providas pelos elementos obrigatórios.

Detalhes – Como o próprio nome diz, esta página deve contar os detalhes de seu produto ou serviço. Caso você comercialize um produto, foque nos detalhes técnicos do mesmo. Já no segundo caso, se você comercializa serviços, foque na questão de horários, locais e formas de atendimento.

Clientes – Citar clientes e, se possível, incluir um depoimento deles no site institucional fortalece a sua credibilidade.

Local – Caso possua um local físico – profissional! – onde pode receber o seu cliente, é importante dar mais detalhes para que ele possa contatá-lo pessoalmente. Esta página é especialmente importante quando você tem mais de um local de atendimento, como filiais.

Opcional
Esses elementos não são obrigatórios, obviamente, mas tê-los em seu site pode ajudá-lo a conseguir mais cliques e um possível aumento nas receitas.

Preços – Quando necessário você pode informar o preço dos seus produtos ou serviços, bem como eventuais descontos para aquisições em grandes quantidades ou assinatura de planos.

Redes Sociais – As mídias sociais são uma ótima forma de reforçar e manter a interação com o seu cliente. Certifique-se de estabelecer uma estratégia de marketing sólida para cada canal que decidir usar.

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